A única forma de ganhar: Evita falsas expectativas no poker

Fichas de Poker
Quais as tuas expectativas no poker?

Lee Davy baseia-se nos conhecimentos de Stephen Pfleiderer para nos trazer um artigo sobre a psicologia no poker e o que fazer para mudar a forma de pensar.

A matemática e as probabilidades são muito importantes no poker, mas não nos devemos esquecer da psicologia envolvida. Muitas vezes a diferença entre ganhar e perder está na capacidade do jogador em controlar os seus impulsos e do seu poder de adaptação à realidade.

Neste artigo escrito pelo nosso colega Lee Davy para a PokerListings.com, ele mostra que a única forma de ganhar no poker é ser capaz de descobrir e eliminar as falsas expectativas criadas no jogo.

Por Lee Davy:

Estou a trabalhar e a jogar no Rio em Las Vegas nas World Series of Poker (WSOP). Fui eliminado de um evento com um buy-in de $1,500 e decidi sentar-me numa mesa de cash game de $1/$3 de Pot Limit Omaha porque a lista de espera é muito longa nas mesas de No-Limit Hold’em.

Lee Davy
Positivo no poker?

Entro na mesa com $300. Quando perder estes $300 vou para casa. Prometi isso á minha esposa, que fica preocupada quando jogo cash games porque tenho a tendência de me transformar num Hulk quando perco.

Consigo fazer a minha stack crescer até aos $1,200 e estou a sentir-me bem. Depois perco uma mão quando estou muito à frente. Acontece mais uma vez, e outra, até que fico sem dinheiro. Tiro um dólar do bolso e coloco-o na mesa.

“Volto já” e sorrio para a dealer. Não estou a sorrir por dentro. A Besta voltou, a minha cabeça não pára de dar voltas e o meu cérebro grita de forma silenciosa mas totalmente audível para mim.

“Porque é que nunca ganhas?”, “Porque é que não podes ser o sortudo que ganha um milhão?”, “ Porque é que nunca começas bem quando vens às WSOP? Se tivesses um bom começo poderias suportar as perdas e ter uma boa temporada!” e “Porque é que isto acontece-me sempre?” são algumas das perguntas que coloco a mim mesmo.

Nove abutres aos gritos

Volto para o meu lugar. Nem me lembro da minha viagem à caixa multibanco e do regresso. Sento-me com mais $600 e entro em acção na primeira mão.

Fazemos Run it twice e perco as duas mãos. Levanto-me e vou embora com a visão de nove abutres aos gritos e às gargalhadas nas minhas costas.

Sinto-me envergonhado, com remorsos e culpado. Perdi dinheiro que não posso perder. Quebrei a promessa que tinha feito à minha esposa. Mais uma vez sou um idiota.

Stephen Pfleiderer é um intervencionista certificado, especialista em dependência e orientador de recuperações. Stephen estudou Terapia Cognitivo-Comportamental sob a orientação de David D. Burns, o autor de Feeling Good:The New Mood Therapy.

Este livro vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo. Tanto Stephen como David são convidados no meu podcast relacionado com Álcool e Dependências.

Eu contei a Stephen a mesma história que narrei anteriormente. Eu também lhe contei que desde de que me lembro, quando perco uma aposta no cash game ou num torneio, sinto uma compulsão para voltar a ganhar esse dinheiro de volta da forma mais rápida possível.

Para mim não é suficiente poder vir a ganhar esse dinheiro amanhã. Tenho que fazê-lo naquele instante.

Queria o ponto de vista de Stephen naquilo que penso ser um problema geral entre os jogadores recreativos com quem joguei no passar dos anos.

Stephen Pfleiderer
Autor de Feeling Good:The New Mood Therapy

10 Distorções cognitivas

“Está muita coisa a acontecer que te passa despercebida”, disse Pfleiderer. “ O que se está a passar acontece muito rápido e é como uma espiral onde tu vais do 0 aos 100 em que te perguntas como é que chegaste aí”.

Tudo acontece muito rápido. É como se eu não tivesse acesso ao efeito a longo prazo das decisões que tomo no momento.

Sito como se me tivessem sabotado o cérebro e me obrigassem a ir ao multibanco e me forçassem a fazer all-in.

“Estás a jogar um jogo e algo não te corre bem” diz Pfleiderer. “Vais jogar e estás excitado por isso e vais com a fantasia de que agora é que vais ganhar grande e os teus problemas vão desaparecer”.

“O teu processo de pensamento é igual a ’Mal posso esperar para ficar bêbado esta noite porque me faz sentir bem’ é uma antecipação do prazer. Tu criaste uma expectativa de ganhar e, quando não acontece, ficas muito zangado, frustrado e desapontado”.

“As pessoas jogam jogos de casino e de poker porque ficam excitadas com a potencial vitória. De repente, algo acontece e o jogo não lhes corre a favor. Aí começam os pensamentos: ’Porque é que isto acontece-me sempre a mim? Porque não começo logo a ganhar?’”

Escreve-o!

Já entrevistei muitos jogadores da elite do poker para saber que para ser um jogador profissional de poker precisas de equilibrar as tuas expectativas.

Notas dos jogadores
Anota tudo!

Por um lado, tens que ter confiança nas tuas habilidades. Por outro lado, tens entrar em cada situação percebendo que tens mais hipóteses de perder do que de ganhar.

O que posso fazer para colocar este conhecimento em ação?

“Os teus pensamentos negativos são apenas distorções cognitivas” diz Pfleiderer. “Precisamos de identificar essas distorções e fazer o necessário para mudar essa retórica danificada e limitada em declarações”.

“A melhor forma de fazê-lo é escrevê-los de modo a começarmos por ver se há alguma verdade nisso”.

Ponto # 1 - Na tua análise depois do jogo (deves fazer essa análise se queres jogar de uma forma séria) escreve num papel todos os teus pensamentos negativos que tiveste durante o jogo em forma de frases. Depois identifica as distorções cognitivas e em seguida cria frases com pensamentos positivos.

Exemplos:

  • Nunca tenho um bom começo
  • Nunca ganho
  • Nunca tenho sorte neste jogo

Depois podes usar a lista de distorções cognitivas de David D. Burn e identificar quais correspondem às frases que escreves. É uma grande lição. Depois disso deves trocar as tuas frases negativas por frases mais positivas e mais realistas.

Exemplo:

  • Nunca tenho um bom começo (frase negativa)

Distorções cognitivas: Pensamento tudo ou nada, generalização exagerada, eliminação dos pontos positivos, adivinhação, magnificação e personalização; queixa.

Frases positivas

Às vezes tenho bons começos e outras vezes tenho um mau começo. Mas serei capaz de começar melhor se trabalhar arduamente no meu jogo, particularmente o meu jogo mental, e se fizer o trabalho necessário para eliminar pensamentos negativos que não são nada mais que distorções cognitivas.

Mike Matusow
Exctativas furstradas?

Ponto #2 – Não esperes pela análise pós-jogo para fazer este trabalho. Assim que sentires que estás a perder o controlo, faz um intervalo no teu jogo, encontra um sítio calmo, e faz o trabalho de análise. Podes usar a tua aplicação de notas no teu telemóvel ou então arranja um papel e caneta para o efeito.

“Se estás no meio da tempestade e não carregas no botão para parar, então vais muitas vezes entrar numa espiral descendente para o caos” diz Pfleiderer. “’Não ficarei bem até ter aquele dinheiro’ é uma frase com uma força muito poderosa. Para interromper essa sequência vamos escrever os pensamentos que tens na tua cabeça”.

Falsas expectativas

“Precisas de desenvolver uma abordagem mais realista ao jogo e isto permite-te alhear-te do resultado” diz Pfleiderer.

“A tua frase: ‘Preciso ganhar’” conduz todo o sistema. Se tenho uma necessidade que precisa de ser satisfeita com este jogo, fico numa posição vulnerável. Se me conseguir separar do resultado essa tensão desaparece”.

Como fazer isto?

“É uma habilidade que pode ser praticada e cultivada para te preparares antes de entrares numa situação destas” continua Pfleiderer. “O termo equanimidade: não ficar preso às coisas caso corram bem ou mal”.

“Estar equilibrado e centrado quando perdes ou ganhas. Ser capaz de esperar que algo positivo aconteça ou algo negativo aconteça e não deixar que isso te leve em nenhuma das direcções. Estes pensamentos positivos e negativos são os que dominam esse espaço de confiança”.

E foi aí que percebi. Não estou a aceitar a realidade da situação. E lembrando uma frase de James Altucher, ‘Sou um viajante do tempo’. Estou em La La Land onde o mundo não tem negatividade, só aspectos positivos.

Se esta é a minha realidade, então ninguém poderia ser ganhador a longo termo no poker. Por exemplo, Daniel Negreanu ganhou $33 milhões a jogar torneios ao vivo porque ele sofre quando perde, mas permite que esse sentimento lhe passe ao lado. Ele também não permite a euforia quando vence.

Daniel Negreanu
Negreanu tem um podcast

“Existem algumas pessoas que não são perturbadas por esses pensamentos” diz Pfleiderer, enquanto outras são completamente incapazes. O mais interessante é que assim que começamos a entender as nossas reacções temos a possibilidade de nos fortalecermos.

“Agora, aquilo que nos perturbava deixa de nos perturbar”.

Sei que quando ajudo pessoas a recuperar do alcoolismo, elas têm que aprender a sofrer. É interessante que não use esse conhecimento e perceba isso durante o meu jogo.

Ponto #3 – Cria a tua própria gravação de afirmações ou então ouve gravações como as de Poker Mind Coach de Elliot Roe antes de jogares e quando te sentires perto do teu limite. Muda as tuas expectativas.

Mantem-te na Conversa Correcta

No outro dia ouvi um pequeno VLOG do Daniel Negreanu. Ele estava a falar de David Sklansky e os seus pontos de vista nobre o jogo mental do poker.

Negreanu disse que melhorar o jogo mental tem muito a ver com o estudo do jogo. Se queres melhorar todos os aspectos do teu jogo, incluindo o teu jogo mental, tens que ser capaz de te comprometer em manter-te na conversa certa.

Conversa de jogadores
Fala com os melhores dos melhores

Precisas de falar com as mentes mais brilhantes tanto no aspecto mental do jogo, com no aspecto técnico. Ver os melhores vídeos de treino, ler os melhores livros e ouvir os melhores podcasts.

Isto é ao que me refiro quando falo em manter-te na conversa correcta. É uma opção.

“Isto são padrões e hábitos que se já foram interiorizados demoram algum tempo a mudá-los”, disse Pfleiderer.

“Tu não queres escrever os teus pensamentos quando estás chateado e lê-los. Tu queres sentir-te miserável e triste.”

“Mas quando não estás alterado e aparecem estes pensamentos, se trabalhares antecipadamente, praticando com isto, trabalhando com as tuas frases negativas quando estás num espaço calmo é um exercício muito poderoso para quando estiveres nesse estado ficares muito mais alerta e poder confrontá-los mais facilmente”.

É a única forma de ganhar

Para teres sucesso no poker tens que aprender a eliminar o desejo pelo sucesso instantâneo e focar-te no ganho a longo termo.

É a única forma de ganhar neste espectacular jogo. Com o conhecimento e a paciência, sem paciência, não há poker.

A lição que deves aprender a adoptar não apenas nas mesas, mas também na vida.

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